Trilha da água branca

0
25

Principal atrativo do PEIb – Parque Estadual de Ilhabela, prazerosa trilha para todas as idades.

Ideal para famílias com crianças por seu fácil acesso e estrutura de apoio: sanitários, duchas, estacionamento, posto de informações, etc.

O passeio começa na guarita do PEIb, no início da Estrada Parque dos Castelhanos. Neste trecho da Estrada não é necessário veículo com tração 4×4.

A trilha pode ser autoguiada: é sinalizada, possui desnível moderado e um percurso total de 3.692 metros – 2 horas para visitar todos os atrativos e retornar direto.

Sua dificuldade varia conforme os atrativos visitados: é leve para os primeiros poços e média para o passeio completo.

Possui áreas para descanso e placas interpretativas sobre espécies da Mata Atlântica, como guaricanga, brejaúva, pariparoba, casca de barata e avenca brava.

Mas o destaque são os poços esverdeados formados pelas águas claras do Córrego da Água Branca.

O Poço da Pedra é uma grande e convidativa piscina com uma cachoeirinha (a 156 m da guarita). Mais adiante há uma área para recreação (com bancos, mesas para lanches, etc.) e o Poço da Escada (a 529 m), com uma cascatinha de três degraus e outra bela piscina.

Logo a seguir vem o Poço da Ducha (a 693 m), com área para banho e uma cachoeirinha (5 m), o Poço do Jequitibá (a 1.340 m) com uma espécie desta árvore com uns 400 anos, piscina e cascata (12 m) e, por último, o menos visitado Poço do Jabuti (a 1.538 m).

Existem ainda outros bons pontos para banho ao longo do percurso.

Entrada franca – 8h às 17h / Informações: PEIb.

A Trilha está a 6,3 km da balsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui