Prefeita de Ilhabela determina novas medidas preventivas contra o novo coronavírus

0
18

A Prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha participou na manhã dessa segunda-feira (16), na sede da Secretaria de Saúde de mais uma reunião sobre o novo coronavírus.

Na reunião, a prefeita determinou novas medidas de prevenção contra o vírus. “As medidas foram tomadas em grupo, com a participação de alguns secretários, médicos da rede e corpo técnico da Secretaria de Saúde e visam a segurança de nossa população e evitar a contaminação e a proliferação do vírus. Importante ressaltar, que a nossa cidade não tem casos confirmados e algumas dessas medidas seguem as orientações do Governo Federal e Estadual”, declarou a prefeita.

Existem hoje no município seis casos suspeitos da doença. “Estamos monitorando constantemente os pacientes, cinco deles estão em isolamento domiciliar. O sexto paciente encontra-se hospitalizado devido ao diagnosticado de dengue”, salientou o secretário de Saúde Gustavo Barboni.

Entre as novas medidas adotadas estão:

– As aulas da rede municipal de ensino durante essa semana serão facultativas, com orientação aos pais, professores, equipe escolar e alunos. A suspensão das aulas acontecerá do dia 23 ao dia 27;

– Suspensão das paradas de navios;

– Funcionários públicos que se enquadram no grupo de risco e trabalham diretamente com o público serão remanejados;

– Os eventos estão suspensos: esportivos, culturais e turísticos;

– O 3º Seminário Nacional sobre Royalties também está suspenso, com nova data ainda a ser definida;

– Suspensão das oficinas culturais (Fundaci);

– Suspensão das aulas das Escolinhas Esportivas;

Novas medidas poderão ser adotadas conforme a situação epidemiológica do município, que tem sido acompanhada diariamente pela equipe da Secretaria de Saúde, por meio de um grupo Inter setorial.

Desde o final de janeiro, a Prefeitura tem se mobilizado na implantação de ações de prevenção da doença como:

– Orientação aos trabalhadores do receptivo de navios de cruzeiro (2 de fevereiro);

– Treinamentos para os profissionais da Atenção Básica e Hospitalar a fim de orientá-los a efetuarem o diagnóstico precoce da doença, acompanhamento adequado dos pacientes, bem como, definição do fluxo de atendimento dentro de cada unidade de saúde e ainda a definição de salas para eventual isolamento dos casos;

– Orientação para recepção e equipe de limpeza da Prefeitura de Ilhabela, a respeito do coronavírus;

– Treinamento dos gestores das escolas, coordenadores da frota de veículo, supervisores de limpeza das unidades escolares e representantes de todos os setores da sede da Secretaria de Educação;

– Definição de estratégia em conjunto com a Secretaria de Educação para prevenir o contágio da doença dentro dos ônibus escolares;

– Treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a respeito da doença. Prevenção e acompanhamento dos casos;

– Instituição de grupo de trabalho para monitoramento diário da situação epidemiológica da doença, acompanhamento dos pacientes e proposição de medidas de prevenção, composto por profissionais da Vigilância Epidemiológica, médicos infectologistas, coordenadores da Atenção básica, coordenador do Hospital Mário Covas, Secretarias de Turismo, Cultura, Educação, Saúde e gabinete da prefeita.

Salientamos que a situação epidemiológica da doença em Ilhabela tem sido avaliada dia a dia e caso haja alteração negativa, outras medidas poderão ser adotadas, sempre respeitando os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui